O Suffolk é conhecido como a principal raça para produção de cordeiros de qualidade. Mais de 20 animais, de três criadores paranaenses estarão em Ponta Grossa (PR) para participar da feira, que acontecerá entre os dias 17 e 22 de julho. No Estado do Paraná, o Suffolk tem contribuído para o crescimento da ovinocultura de corte, sobretudo na produção de cordeiro cada vez mais precoces e promete ser um destaques da feira paranaense.

“O Suffolk é uma raça de ovinos que se adapta a todos os campos do Brasil. Nesse sentido, é necessário divulgar e promover o Suffolk, como uma das principais raças da ovinocultura brasileira. A ovinocultura se modernizou e vejo o Suffolk no melhor momento da raça. A carne de cordeiro é de muito boa qualidade, fácil digestão, leve saborosa, suculenta, marmoreio excelente, mas é preciso que ela seja aceita pelos consumidores”, afirma o criador do Paraná, Eurides Carneiro de Matos.

A raça Suffolk é o resultado do cruzamento das raças inglesas Southdown e Norflok. Essa fusão imprimiu ao Suffolk pontos muitos fortes, mas o principal deles é a grande aptidão na produção de carne de boa qualidade, com muito sabor e maciez. As fêmeas da Raça Suffolk se destacam pela sua grande habilidade materna, uma vez que são ovelhas que parem sem ajuda externa, fornecem leite na quantidade necessária para um bom desenvolvimento do cordeiro e demonstram um grande afeto e zelo por sua cria.

“O Suffolk é uma raça ovina bastante competitiva, que produz carne de excelente qualidade e em grande quantidade. Os criadores estão trabalhando muito e criando animais cada vez mais precoces e o Suffok tem se tornado uma das melhores raças para produção de carne de cordeiro. Tenho certeza que os criadores paranaenses farão uma grande feira”, garante o presidente da Associação Brasileira dos Criadores de Ovinos Suffolk (ABCOS), Vinício Bastos.

Desde 2013, a ABCOS retomou as importações de sêmen oriundos do Reino Unido e Nova Zelândia, que foram muito aceitos pelos criadores brasileiros e que imprimiram no Suffolk brasileiro características de um animal moderno, ou seja, mais compacto e com mais produção de carne. Em São Paulo, o Suffolk conquistou as quatro últimas edições Campeonato Cordeiro Paulista (CCP). A raça é a que tem o maior número de conquistas, além de deter as melhores médias de ganho de peso.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

//]]>