Nacional do Suffolk: ABCOS define jurado inglês e programação oficial

A 10ª Exposição Nacional da raça Suffolk acontecerá em Maringá (PR), entre os dias 08 e 13 de maio, durante a Expoingá, que será realizada entre os dias 03 e 14 de maio. O Suffolk será um dos grandes destaques do evento paranaense, que receberá, pela primeira vez, uma exposição nacional de raça ovina. A expectativa é que os criadores de Suffolk levem mais de cem animais, de diversas partes do Brasil, que serão julgados pelo membro da Suffolk Sheep Society do Reino Unido, Geoff Bidulph.

O presidente da ABCOS, Vinício Bastos, está confiante no sucesso da exposição. “O trabalho que vem sendo feito nas cabanhas é primoroso. Os criadores estão cada vez mais empenhados em tornar o Suffolk uma das melhores raças ovinas para produção de carne de cordeiro de qualidade. Portanto, teremos uma amostra quantitativa e qualitativa do Suffolk Brasil. Há alguns anos, a ABCOS inclinou-se às características inglesas do Suffolk e aprenderemos bastante com Bidulph, porque teremos uma pista pesada e um julgamento difícil”, afirma.

Ainda de acordo com Bastos, o Paraná tem se tornado um lugar de destaque da ovinocultura brasileira. “As feiras como a Expoingá, Agroleite e ExpoLondrina atraem muitos investidores e queremos mostrar a qualidade do novo biotipo do Suffolk Brasil. A raça vem despertando o interesse dos novos criadores e levar a Nacional para Maringá é uma ótima oportunidade de nos aproximarmos dos criadores paranaenses, uma vez que o Suffolk cresce no Rio Grande do Sul e São Paulo”, disse.

O Suffolk Brasil é um animal compacto, mais baixo e com muita massa muscular, principalmente na parte posterior (pernil), anterior (paleta) e superior (lombo), que são os cortes nobres da carne de carneiro. Uma raça lanada, com rápido ganho de peso, forte função terminadora e com rusticidade que vem sendo aprimorada para aguentar os campos brasileiros de norte a sul, adaptando-se ao clima tropical. “O Suffolk consegue ter muito ganho de peso e um excelente rendimento de carcaça. Esses fatores que se revertem em lucro financeiro para os produtores”, crava o presidente da ABCOS.

O presidente da Ovinopar planeja um grande evento do Suffolk. “Nós estamos muito felizes em receber o Suffolk no Paraná e, principalmente, em Maringá. O local da Expoingá é muito bem localizado, tem uma estrutura muito boa. A cidade de Maringá é muito acolhedora e estamos muito felizes em receber a raça Suffolk. Pra nós da Ovinopar é a realização de um sonho. Espero todos os criadores de Suffolk para que possamos fazer uma linda festa da Nacional”, ressalta.

Até o momento, a ABCOS conta com o patrocínio da MAXI – Nutrição Animal e mais empresas estão sendo procuradas para patrocinar a Nacional do Suffolk e a participação do Suffolk na Expointer 2018. A última edição da Nacional do Suffolk aconteceu em Araçatuba (SP), em 2016. Na ocasião, mais de 120 animais estiveram na exposição, onde havia criadores de São Paulo, Paraná, Santa Catarina e Rio Grande do Sul. O jurado foi o ex-presidente da Suffolk Sheep Society (Reino Unido), Michael Weaver.

Programação da Nacional do Suffolk

03 a 07 de maio
Entrada dos animais

08 de maio
Admissão dos animais

11 de maio
Julgamento de fêmeas e machos

12 de maio
Grandes Campeonatos e Leilão Elite Suffolk

13 de maio
Saída dos animais

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *