Entrevistamos João Augusto Botelho do Nascimento, vencedor do Prêmio Destaques Correio do Povo Expointer 2013 – categoria Ovinos Carne

grandecampeaosuffolkO criador de Suffolk e associado da ABCOS, Joãos Augusto Botelho do Nascimento, da Fazenda Descanso, foi um dos destaques da Expointer 2013. O criador conquistou os prêmios de Grande Campeã, Reservada da Campeã, Grande Campeã e Reservado do Grande Campeão, durante os julgamentos que aconteceram nos dias 25 e 26 de agosto, na Expointer do ano passado. Ele também conquistou o Prêmio Destaques Correio do Povo Expointer 2013, na categoria Ovinos de Carne. Confira a entrevista.

ABCOS – O que representa esse prêmio para a Fazenda Descanso?

João Augusto – Para a Fazenda Descanso esse premio representa a maturidade da cabanha, o sucesso de um trabalho, seu ápice. O esforço de todos os funcionários, dos parceiros que nos prestam algum serviço e dos amigos que sempre nos incentivam. Representa uma grande responsabilidade com a raça Suffolk em manter esse trabalho sempre realizado com muita seriedade, honestidade e cumplicidade com a raça.

ABCOS – O que representa esse prêmio para a raça Suffolk?

João Augusto – Para raça Suffolk esse prêmio representa voltar a um local de destaque, que há muito tempo não alcançava e de onde não deveria ter saído. Representa um grande recomeço de todos os criadores em busca de um novo Suffolk mais rústico, baixo, carniceiro e voltado para o mercado produtor de carne ovina.

ABCOS – Quais são as suas perspectivas para o mercado de ovinos, em especial para a raça Suffolk nos próximos anos?

João Augusto – Para o mercado de ovinos vejo uma grande necessidade de produção de cordeiros para um mercado ávido por carne ovina. Carne essa que hoje é em grande parte importada do Uruguai, Chile, Argentina e Nova Zelândia. Vejo esse mercado aquecido com perspectivas até de exportação dessa carne para o mercado comum Europeu, mas para isso precisamos acertar alguns detalhes na cadeia produtiva do País.

A raça Suffolk entra nesse mercado produtor de carne com muita força, pois nos últimos anos, com as mudanças que os criadores estão fazendo na raça está ficando cada vez mais fácil vender um reprodutor Suffolk, uma vez que ele chega aos rebanhos e imprime suas características de produtividade. Os clientes retornam ávidos por mais exemplares gerando também a principal propaganda de um produto que é aquela “de boca em boca”.

ABCOS – Qual é o segredo para tamanho sucesso?

João Augusto – O segredo para o nosso sucesso talvez seja esse sempre tratar de nosso sucesso, pois quando ganhamos alguma premiação com nossos animais nunca ganhamos sozinhos, sempre é um pedacinho de cada funcionário, de cada parceiro comercial, de cada amigo que nos incentiva. Nunca o “João” ganha sozinho, quem ganha é a família Descanso e a raça Suffolk.

ABCOS – Se o senhor pudesse ressaltar um diferencial. Qual seria ele?

João Augusto – O diferencial é o apoio que sempre recebo da minha família, é ver minha filha de 4 anos puxando animais na pista de exposições.

ABCOS – O que achou do Julgamento Pontuado?

João Augusto – Este ano tivemos um julgamento pontuado que foi uma novidade para muitos criadores, mas acho que funcionou muito bem e no final os animais da ponta das filas tinham o mesmo padrão racial, o que significa dizer que o resultado do julgamento foi bom.

ABCOS – Qual a sua expectativa para a Expointer 2014?

João Augusto – Para este ano, espero que a raça Suffolk mantenha esse crescimento genético já apresentado nos últimos três anos e mais uma vez a raça possa ser destaque na feira.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

//]]>