Criadores do RS têm até o fim de dezembro para informar número de cordeiros

ssssuffolkOs ovinocultores gaúchos têm até o dia 31 de dezembro para registrarem na Inspetoria de Defesa Agropecuária de seu município, o número de cordeiros deste ano. A medida é importante porque possibilita informações fundamentais para o estabelecimento de políticas de apoio ao setor.

“A falta de hábito de informar à Inspetoria, no ano do nascimento, o número de nascidos faz com que tenhamos, oficialmente, uma taxa de assinalação pouco superior a 30%, número que, com certeza, não corresponde à realidade”, explicou o coordenador da Câmara Setorial da Ovinocultura, José Galdino Garcia Dias.

A temporada de nascimentos vai de abril até o início de outubro, mas os produtores são obrigados a informar à Inspetoria apenas no mês de maio, junto com os demais animais do seu rebanho. “Entre a temporada de nascimentos e o período de registro ocorrem muitas situações que acabam não sendo informadas”, disse.

Entre as políticas que podem ser dimensionadas a partir de um cadastro mais próximo possível do real, o coordenador destaca programas de controle sanitário e de apoio ao fortalecimento do setor.

 

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

//]]>