Câmara Federal deve ter frente parlamentar de apoio à ovinocultura

camara1O deputado Federal Giovani Cherini (PDT/RS) está colhendo assinaturas para a criação da FrenteOVINO, uma frente parlamentar de apoio à ovinocultura. Segundo o deputado, a ovinocultura aborda grande potencial, principalmente, ao pequeno produtor e surge como alternativa de renda para os gaúchos e demais estados. “Nossa ideia é realizar o lançamento no mês de janeiro de 2015, durante a Feovelha, no município de Pinheiro Machado, na região sudoeste do Rio Grande do Sul”, disse ao Jornal Minuano.

A ovinocultura e a caprinocultura tem se destacado no agronegócio brasileiro. “Na condição de criador de ovinos, posso afirmar que esse setor possui enorme potencial e pode gerar mais de 120 mil empregos em todo o Brasil. No Rio Grande do Sul são quatro milhões de cabeças. Em uma comparação, o consumo de bovino é 37 quilos por pessoa/ano, sendo os ovinos 0,7 quilos per capita”, observou Cherini.

Alguns dos objetivos da criação do evento são a defesa de uma política nacional de incentivo que estimule o a pesquisa, criação e abate de ovinos e caprinos, ampliação do Programa Nacional de Melhoramento Genético, o fortalecimento do Programa Nacional de Sanidade dos Caprinos e Ovinos, além da redução da carga tributária ao longo da cadeia produtiva, sobretudo as adequações do Imposto sobre Circulação de Mercadorias e Prestação de Serviço (ICMS) entre os Estados.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

//]]>