ABCOS terá 124 animais durante a Expointer

DSCN0995A Expointer é uma das maiores feiras de agronegócio da América Latina, acontece todos anos no município de Esteio (RS) e, este ano, acontecerá entre os dias 24 de agosto e 1º de setembro. A ABCOS, por meio dos seus associados terá 124 animais expostos, sendo 66 machos e 68 fêmeas. A expectativa entorno da feira é grande, uma vez que o grande número de participantes acirra a disputa entre o criadores e a qualidade dos animais melhora a cada ano.

“A Expointer é um evento grandioso e muito tradicional para ovinocultura do País e por se tratar de umas maiores feiras do agronegócio, envolvendo tudo que existe de melhor na pecuária e na agricultura, ela passa ser uma grande vitrine e todo animal bem classificado na Expointer é um grande orgulho para todo criador de Suffolk como em qualquer outra raça. É na Expointer que temos a oportunidade de ver mais de 100 animais da raça Suffolk expostos dos melhores rebanhos do Brasil. Com certeza é um grande diferencial para todo admirador e criador de Suffolk”, afirma o presidente da ABCOS, Bruno Garcia Moreira, da Cabanha Leone.

“A Expointer tem o julgamento mais concorrido da raça Suffolk no Brasil sendo assim todo criador que queira ver o nível dos seus animais necessariamente teria que levar para concorrer nesta feira”, ressalta o criador Gustavo Ferreira, da Fazenda Tormes. Já o criador de Suffolk, Elvio Flores, da Cabanha Flor do Pago, que participa da Expointer desde 1992, afirma que a feira, além de ser a melhor mostra de raça do Brasil, ainda é um evento no qual pode-se adquirir conhecimento técnico e faz um previsão. “Este ano levarei 10 animais e acredito que os animais de origem inglesa devem ser sucesso”, afirma.

Presente na Expointer há 33 anos, o criador de Suffolk, Teófilo Pereira Garcia de Garcia, acredita que o destaque será o valor genético dos animais presentes na feira. “A Expointer valoriza o criatório nacional, que ressalta o valor genético dos animais presentes. As fêmeas em especial, sempre terão maior possibilidade de comercialização. Já os machos, se bem classificados, também poderão ser vendidos”, diz o experiente criador.

A criadora Ana Marta, que participa da feira pela terceira vez e levará dois animais, destaca a importância do evento. “A minha expectativa é a melhor possível, principalmente quanto ao crescimento da raça e a direção de seleção. É através do julgamento da Expointer, que se define o padrão da raça que se deseja. É uma referência para todas as raças. Por isso é tão importante a presença dos criadores de Suffolk”, afirma.

Os criadores de Suffolk terão participação entre os dias 25 e 28 de agosto. No dia 27, em especial, haverá uma mesa redonda com o presidente da Suffolk Sheep Society, Michael Weaver, na poderão ser trocadas diversas experiências pessoas sobre a criação de Suffolk nos dois países.

Confira a lista completa de criadore da ABCOS que participarão da Expointer 2013:

Antônio Gilberto da Costa, Cabanha Maçaroca;
Armando Chaves Garcia de Garcia, Cabanha Cerro Coroado;
Bruno Garcia Moreira, Cabanha Leone;
Elvio de Oliveira Flores, Cabanha Flor do Pago;
Eurides Carneiro de Matos, Fazenda Planalto;
Fundação Universidade de Passo Fundo, UPF/Cepagro;
Gustavo Martins Ferreira, Fazenda Tormes;
Heitor da Silva Costa / Ivan Brezolin Marquetto, Fazenda Olhos D’agua;
Henrique Pacheco de Almeida Prado Filho, Fazenda Mucunã;
João Augusto Botelho do Nascimento, Fazenda Descanso;
João Sidney Moraes Borba Ricardo, Cabanha Santa Fé;
Lairton Wolff, Cabanha Linha 28;
Lisiane Jobim da Costa Pinheiro, Cabanha Maçaroca;
Lucas Balinhas Farias e Bernardo Balinhas Chiodelli, Cabanha Aguada;
Lucas Graciano Wolff e Lairton Wolff, Cabanha Linha 28;
Ronaldo Luiz Monteiro, Três Estrelas;
Teofilo Pereira Garcia de Garcia, Cabanha Cerro Coroado.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

//]]>