Fenovinos acontece nos dias 15 e 18 de maio

fenovinosA XXV Feira Nacional Rotativa de Ovinos (Fenovinos) vai acontecer entre os dias 15 e 18 de maio, na cidade de Júlio de Castilhos, no Rio Grande do Sul. A Fenovinos tem como principal objetivo fomentar o desenvolvimento da ovinocultura para o crescimento regional, por meio da oferta de reprodutores e matrizes de raças que podem proporcionar mais uma alternativa de renda e tornar a atividade sustentável aos produtores rurais.

A feira também tem o intuito de despertar o interesse de novos investidores na produção de carne e lã, o que gera empregos diretos, indiretos e significativo aumento da arrecadação de tributos no município e na região.

O publico estimado para visitar o evento é de 15 mil pessoas, lá, criadores, técnicos, estudantes, professores, entre outros integrantes dos seguimentos da cadeia produtiva terão a oportunidade de trocar conhecimentos e experiências. A feira também é destinada aos interessados e futuros proprietários de ovinos.

De acordo com um dos organizadores da Feira são esperados entre 600 a 800 animais. Esses animais estarão entre os de galpão e rústicos controlados pela ARCO, que concorrerão a prêmio, além de animais de rebanho geral que é difícil ter uma previsão, mas terá um número expressivo com certeza, estes somente para venda”, explica.

Histórico
A Fenovinos foi criada pela Associação Brasileira de Criadores de Ovinos (ARCO) no ano de 1987, com o principal objetivo de fomentar o desenvolvimento da ovinocultura em regiões onde ela ainda não está firmada como força produtiva, por isso é uma feira de caráter itinerante e que tem sido uma das mais importantes mostras de ovinos do Brasil, reunindo a cada edição um expressivo número de expositores e de animais.

Organizadores
A Fenovinos 2013 terá como realizadores, além da ARCO, o Núcleo de Criadores de Ovinos de Júlio de Castilhos, Prefeitura Municipal e Sindicato Rural. Os apoiadores são: a Secretaria Municipal de Agricultura, Instituto Federal Farroupilha (Campus de Júlio de Castilhos), Cooperativa Agropecuária, Associação Comercial e Industrial, Associação de Eventos e Associação dos Técnicos Agrícolas de Júlio de Castilhos. Emater, Fepagro e Inspetoria Veterinária e Zootécnica de Júlio de Castilhos completam a lista.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *