Suffolk tem maior número de animais no CCP 2015

ccpsuffolkNo último dia 17 de setembro, a ASPACO iniciou, no Hospital Veterinário da Unesp de Araçatuba (SP), a 14ª edição do Campeonato Cordeiro Paulista (CCP) e a hegemonia da raça Suffolk é evidente. Entre os anos de 2002 e 2014, o Suffolk foi campeão em 10 edições e vice nas outras três. Na edição 2015 do CCP, a raça tem maior número de animais no evento. O Suffolk está presente com 44 animais, divididos em 10 criadores.

“O Suffolk mostra nas provas de ganho de peso, em regime de confinamento, que é praticamente imbatível. Seja no ganho de peso ou na avaliação de carcaça, o Suffolk é a melhor raça para a produção de carne. Portanto, a expectativa é que a raça tenho outro excelente desempenho e o Suffolk possa ser, mais uma vez, campeão do CCP”, afirma o presidente da ABCOS, Bruno Garcia Moreira.

O presidente lembra que a sustentabilidade econômica da ovinocultura passa pela produção de carne com qualidade. “O Suffolk é a melhor opção para os criadores de ovinos. Carne de excelente qualidade, ótimo desempenho reprodutivo, rápido ganho de peso e fantástica conformação de carcaça. Ou seja, tudo o que criador deseja de uma raça de ovinos para produção de carne”, ressalta Garcia Moreira.

No total, o CCP 2015 recebeu 120 animais, de 22 criadores. Os ovinos foram pesados o e passaram a receber a dieta que integra a fase de adaptação ao confinamento. Eles também foram vermifugados e vacinados pela equipe do Prof. Luiz Claudio N. Mendes, membro do Conselho Técnico da ASPACO e responsável pela permanência dos cordeiros nesta primeira etapa do torneio.

Os criadores que participam do Campeonato serão remunerados pelo peso vivo de seus cordeiros na data de entrega no local da prova, ao preço de mercado apresentado pelo Indicador de Preços do Cordeiro Paulista, com bônus para os sócios da ASPACO e para criadores de outros estados, tal remuneração será feita com até 10 dias. Contudo, os criadores participantes não pagarão por vacinas, medicamentos, sal mineral e alimentação desde a data de chegada no local do confinamento até o término do Campeonato.

As premiações serão divididas da seguinte forma:
Grande Campeão – lote que obtiver a maior pontuação nas duas etapas
Reservado Grande Campeão – lote que obtiver a segunda maior pontuação nas duas etapas
3º Melhor Lote – lote que obtiver a terceira maior pontuação nas duas etapas
1º Prêmio Etapa Ganho de Peso – lote que obtiver o maior ganho de peso médio diário, considerando os três cordeiros com melhor desempenho no lote
1º Premio Etapa Avaliação de Carcaças – lote que apresentar as três carcaças com as maiores pontuações nos parâmetros mensurados.

O CCP é organizado pela ASPACO, com o apoio do Núcleo de Criadores de Ovinos de Araçatuba e Região e a Unesp de Araçatuba. O campeonato tem como objetivo conhecer a performance das diferentes raças no desempenho de engorda em confinamento e promover o consumo de carne de cordeiro. Neste ano, o CCP tem o patrocínio da Coopermota, Agnus, Elanco, Zolvix e Zolla.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

//]]>