Suffolk marca presença na Expo Londrina 2015

expolondrinasuffolk20151Em Londrina (PR), a 55ª edição da Exposição Agropecuária e Industrial de Londrina (Expo Londrina) terminou no último domingo (19) e reuniu mais de 600 ovinos. Contudo, foi entre os dias 15 e 16 de abril, os ovinos da raça Suffolk dos criadores Eurídes Carneiro de Matos (Fazenda Planalto), Henrique Pacheco Almeida Prado Filho e Ana Marta Prado (Fazenda Mucunã) e Bruno Garcia Moreira (Cabanha Leone) estiveram em pista, para o julgamento do zootecnista Francisco Manoel Nogueira Fernandes.

De acordo com o presidente da ABCOS, Bruno Garcia Moreira, a presença do Suffolk numa das principais feiras do Paraná marca o crescimento da raça. “O Suffolk é a principal raça para a produção de carne de qualidade. Desde a importação de sêmen inglês, que a ABCOS vem intermediando, passando pelo curso de atualização de jurados da raça, o Suffolk vem crescendo e, sem dúvida, deve se tornar a principal raça para quem deseja criar ovinos para o consumo de carne”, ressalta.

Os últimos números da Secretaria de Agricultura e Abastecimento do Paraná (SEAB), com base em dados do Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE), apontam que em 2013 havia no Estado por volta de 640,6 mil cabeças de ovinos. O número é 4,3% superior as 613,9 mil cabeças de 2010. A representatividade é de 3,7% do volume nacional, colocando o Estado em 7º lugar no ranking do País.

Segundo o coordenador Programa de Apoio à Estruturação das Cadeias Produtivas de Ovinos e Caprinos no Paraná, José Antônio Garcia Baena, os ovinos de corte têm ganhado espaço no Estado, com produtores capacitados, que investem em treinamentos, boas práticas de manejo. “Nós temos trabalhado muito forte na parte organizacional do setor. Organizando os produtores, a produção e prospectando novos mercados. É possível, aos poucos, criar uma pauta, com preços de comercialização definidos, como acontece na bovinocultura”, explica.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

//]]>