Suffolk conquista o CCP pela 11ª vez

suffolkNa última sexta-feira (20), no entreposto da ASPACO, em São Manuel (SP), a associação avaliou os 30 lotes, que somaram 120 cordeiros, de 22 produtores, que participaram do Campeonato Cordeiro Paulista (CCP) 2015. Após a soma das notas das etapas de ganho de peso e avaliação de carcaça, o campeão foi o lote 16, uma cruza da raça Suffolk, do criador Renato Mantovani, Sitio Nossa Senhora Aparecida, de Porangaba (SP). A raça conquista o prêmio pela 11ª vez.

“A hegemonia da raça Suffolk é avassaladora. Não há nenhuma outra raça que se comprara com o Suffolk nos quesitos de ganho de peso e avaliação de caraça. Em 2015 o CCP chega a 14ª edição e o Suffolk venceu 11 delas e vice nas outras três. A raça é forte e extremamente carniceira. Portanto, não há dúvidas: quem deseja criar ovinos para produção de carne, deve estar atento ao Suffolk”, afirma o presidente da ABCOS, Bruno Garcia Moreira.

O segundo colocado foi o lote 11, uma cruza da raça Ile de France, da criadora Rosângela Camilotti, Fazenda Água da Divisa, de Santa Cruz do Rio Pardo (SP). A terceira posição ficou com o lote 14, uma cruza da raça Ile de France, do criador Renato Mantovani, Sitio Nossa Senhora Aparecida, de Porangaba (SP). Os responsáveis pelas avaliações foram o diretor técnico da ASPACO, Márcio Armando Gomes de Oliveira e o representante da Marfrig, Gustavo Martini.

“A grosso modo, sem observar os número exatos do CCP do ano passado, pudemos observar que houve uma melhora na conformação, acabamento e tamanho das carcaças. Neste ano, nos estendemos o tempo de confinamento em uma semana e pudemos observar, de modo geral, que os animais tiveram uma terminação melhor e uma quantidade de gordura adequada, sem que houvesse tecido de excesso, o que não interessa para a produção de carne”, explica Oliveira.

O CCP tem como objetivos divulgar a carne ovina, conhecer o desempenho das diferentes raças no desempenho de engorda dos cordeiros em confinamento, promover o consumo de cordeiro e congregar os produtores. O campeonato é organizado pela ASPACO, com o apoio do Núcleo de Criadores de Ovinos de Araçatuba e Região e a UNESP de Araçatuba. Neste ano, o CCP tem o patrocínio da Coopermota, Agnus, Elanco, Zolvix e Zolla.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

//]]>