Reprodução de ovinos de corte é detalhada em livro

Carneiros1Depois de mais de um ano de trabalho, entre redação, revisão, editoração e diagramação, chega ao mercado técnico-científico o livro “Reprodução assistida e manejo de ovinos de corte”, escrito pelos cientistas José Alexandre Agiova da Costa e Carmen Iara Mazzoni Gonzalez, com edição da Empresa Brasileira de Pesquisa Agropecuária – Embrapa.

A ovinocultura é uma fatia do setor agropecuário em expansão e independente do foco – genética ou abate – é uma alternativa para o produtor com rendimentos que valem o investimento. A publicação lançada pela Embrapa vem ao encontro desse crescimento e agrega informações para quem deseja investir.

Em 160 páginas, divididas em 13 capítulos, os autores dispõem para professores, técnicos, especialistas e interessados em atuar na área, conteúdo inédito, reunindo técnicas consolidadas, testadas a campo e patenteadas para reprodução de ovinos de corte.

“Não é simplesmente mais um livro sobre o tema. É uma publicação voltada para ovelhas e carneiros doadores de embrião/sêmen com protocolos específicos envolvendo todas as fases do animal”, ressalta a médica-veterinária e doutora Carmen Gonzalez. As técnicas estão formatadas na obra, segundo ela, entretanto, frisa ser “necessário um profissional especializado para colocá-las em prática. É um livro didático, mas é indispensável um acompanhamento”.

Engenheiro agrônomo, doutor em Zootecnia, José Alexandre Agiova observa que como as ferramentas apresentadas são de custo, relativamente, alto, são voltadas para “um produtor mais tecnificado, que visa a venda de animais geneticamente melhorados”. Para isso, abordou-se, conforme o pesquisador da Embrapa, não somente a fase reprodutiva, mas manejo, nutrição e sanidade.

Os capítulos passam pelos índices de produtividade do rebanho, princípios de manipulação farmacológica do ciclo estral, inseminação artificial, congelação de sêmen, nutrição de doadoras e receptoras e chegam ao manejo das receptoras inovuladas e diagnóstico de gestação por ultrassonografia via transretal.

Os interessados em adquirir a obra devem enviar e-mail para cnpgc.ovinocultura@embrapa.br.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

//]]>