Programa beneficiará mais de 5 mil criadores de ovinos no Peru

ovejasuffolkperuO Programa Rural de Apoio ao Desenvolvimento Rural Andino (PRADERA) do Governo Regional de Puno, no Peru, realizou o melhoramento de 100 hectares de pastos por compostagem orgânica, no marco do projeto de “Melhoramento da Produtividade do Leite, Carne e Lã no Gado Ovino na Zona Norte da região de Puno”. O projeto conta com um orçamento de US$ 3,17 milhões e beneficiará mais de 5 mil criadores de ovinos no país.

O programa permitirá o desenvolvimento e o bem-estar econômico e social de famílias produtoras de ovinos nos próximos três anos. Também foram melhorados 800 hectares, mediante cultivo de trevo branco, com manejo adequado de piquetes (cercado com arame farpado), para suportar mais ovinos. Foram instalados 800 hectares de pastos cultivados de alfafa e de outras culturas.

Outro trunfo do projeto foi conseguir inseminar 2,5 mil borregas com sêmen fresco de carneiros da raça Dhone e 1,292 borregas com sêmen fresco de carneiros da raça East Friesian, totalizando 3,792 mil borregas inseminadas. Os produtores poderão produzir carne, lã e leite com ovinos da raça Dhone Merino e East Friesian. Dessa forma esperasse aumentar a produção e consumo de carne ovina no país.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

//]]>