Paraná realizará estudo do custo de produção de cordeiros no Estado

susuffolk1Durante a primeira reunião da Comissão Técnica de Caprinocultura e Ovinocultura em 2015, que aconteceu no último dia 13 de abril em Curitiba, produtores e técnicos discutiram sobre o projeto de Determinação dos Custos de Produção de Cordeiros no Paraná, que será realizado em parceria com a Universidade Federal do Paraná (UFPR). Diferente de outros segmentos, não há nenhum levantamento sobre os custos de produção na ovinocultura paranaense.

“Como o produtor vai investir em uma atividade se não há um estudo com o custo de produção, com o retorno financeiro? O custo de produção do cordeiro será avaliado em cinco realidades diferentes e isso vai fortalecer a ovinocultura no nosso Estado”, avaliou Adriane Araújo Azevedo, presidente da Comissão, que projeta que o estudo seja concluído até o final do ano.

Outra dificuldade da atividade ocorre em relação ao melhoramento genético de ovinos. “Essa é outra necessidade da cadeia produtiva. Na bovinocultura, por exemplo, você compra um animal pelo rendimento de carcaça, habilidade materna. É isso que nós queremos desenvolver na ovinocultura porque hoje compramos um animal pelo aspecto visual. O melhoramento genético vai estruturar a atividade”, observou Adriane.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

//]]>