Mobilização quer tornar 19 de janeiro o Dia Nacional da Ovinocultura

suffolk1234A Associação Rural de Santana do Livramento (RS) enviou várias solicitações para o Congresso Nacional, com o objetivo de instituir o Dia Nacional da Ovinocultura – a ser comemorado em todo o território nacional dia 19 de janeiro. A data busca homenagear a ARCO, organização sem fins lucrativos, fundada em 19 de janeiro de 1942, com a finalidade de, inicialmente, congregar os criadores gaúchos. Posteriormente, tornou-se uma entidade nacional.

A Associação Rural de Santana do Livramento também tem o objetivo de transformar a cidade na capital da Ovinocultura. O objetivo é conscientizar os produtores rurais e a sociedade brasileira sobre a importância do setor ovino para a economia nacional. Na cidade, são criados cerca de 450 mil animais, o maior rebanho ovino do País. Conforme dados do IBGE, em 2010, o Brasil tinha uma população ovina de 17.380.581. O maior efetivo encontrava-se na região nordeste, 56,7% de todo o total nacional, com a finalidade de produzir carne e leite.

Anualmente, o município gaúcho promove exposições e feiras, nas quais se realizam remates para a venda de reprodutores e fêmeas, em que participam raças ovinas diferentes como Suffolk, Corriedale, Ideal, Texel, Ile de France, Merino Australiano, Merino Dohne e Poll Dorsett. Um exemplo foi 37ª Exposição Feira de Ovinos de Verão, na qual foram comercializados 1,8 mil animais, gerando uma receita de R$ 1,4 milhões.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

//]]>