Julgamento do Suffolk é o primeiro após o curso de colegiado de jurados da ABCOS

julgamentosuffolkexpointer20142Em julho deste ano, a ABCOS definiu os oito Jurados Efetivos e os 10 Jurados Auxiliares, que formam o Colegiado de Jurados da ABCOS e da ARCO. Entre eles estavam o Med. Veterinário José Galdino Garcia Dias, o Zootecnista Marcio Armando Gomes de Oliveira e o Med. Veterinário Joaquim Soares, que formaram os jurados do Suffolk, no último dia 1º de setembro, na Expointer 2014, em Esteio (RS).

O do 1º Curso de Atualização de Jurados da Raça Suffolk, que aconteceu em São Martinho da Serra (RS) também definiu o biotipo da raça no Brasil, que é o de um animal compacto, mais baixo e com muita massa muscular, principalmente na parte posterior (pernil), anterior (paleta) e superior (lombo), que são os cortes nobres da carne de carneiro, ou seja, essencialmente carniceiro, produtor de carne.

De acordo com o presidente da ABCOS, Bruno Garcia Moreira, o objetivo foi alcançado e pôde ser visto na Expointer deste ano. “A feira de Esteio foi o primeiro evento em que pudemos observar se os jurados compreenderam o que o criador de Suffolk deseja para raça. O resultado foi positivo, pudemos ver animais de acordo com as características que defendemos e os jurados estavam atentos a essa aptidão carniceira.”, explica o presidente.

O técnico da ARCO e ABCOS, o Med. Veterinário José Galdino Garcia Dias, afirma ter se posicionado de acordo com os objetivos dos criadores. “É difícil encontrar o animal ideal, mas tivemos a oportunidade de observar animais com grande pureza racial, pesados e com boa simetria. Então, procuramos escolher os melhores exemplares de acordo com o curso que tivemos em maio.”, diz Galdino Garcia Dias.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

//]]>