GEPOC organiza sexta edição da Missão Brasil–Uruguay Ovinos

brasiluruguaiO Grupo de Extensão da Pesquisa em Ovinos e Caprinos (GEPOC), em parceria com a ASPACO e a Associação dos Criadores de Caprinos e Ovinos de Minas Gerais (ACCOMIG), está organizando a sexta edição da Missão Brasil–Uruguay Ovinos. Neste ano, o tema é “Otimizar a rentabilidade e garantir a produção de cordeiros para abate com volume, regularidade e padrão”, baseado na forma uruguaia de conduzir a ovinocultura. A missão será realizada em novembro, com a presença mínima de 12 e máximo 20 participantes.

O evento é destinado a técnicos, gestores e produtores brasileiros, acompanhados pelos representantes da ASPACO, ACCOMIG, GEPOC e técnicos. A coordenação operacional dessa Missão está a cargo da médica veterinária extensionista e coordenadora da Divisão de Extensão Rural do GEPOC, Heloisa Magalhães.

O objetivo do encontro é apresentar e vivenciar a organização da cadeia produtiva ovina, mais bem estruturada da América do Sul, que se organizou nas ultimas duas décadas, para atender a demanda de carne ovina, como forma complementar da renda com a lã. O Cordeiro Pesado é um produto tipo exportação, de alta qualidade, que deve atender a padrões de idade, peso, condição corporal, lã e pode ser produzido com qualquer raça ovina em pastagens melhoradas.

O grupo visitante conhecerá com profundidade o sistema de produção vinculado ao Cordeiro Pesado, como modelo para melhorar a competitividade brasileira no segmento da carne ovina e caprina. Também será possível aprender com os uruguaios como conseguir mais qualidade, volume, regularidade de oferta e eficiência na organização da cadeia produtiva. A programação busca apresentar aspectos relevantes nos sistemas de produção ovina e projetos vinculados a instituições de fomento e extensão, pesquisa e ensino, cooperativas e produtores rurais estabelecidos comercialmente.

Os participantes poderão vivenciar no campo, a forma de sucesso de organização da produção uruguaia tanto na escala familiar, quanto na escala industrial de cordeiros, visitando os distintos elos da organizada cadeia produtiva da carne ovina no Uruguai. Palestras e mesas de debate compõem a apresentação e interação entre os participantes brasileiros e a equipe técnica uruguaia que nos recebe.

No término de cada dia, as informações recebidas e exemplos vivenciados são discutidos e adequados à realidade brasileira. Ao final da Missão, os participantes receberão o certificado de participação. Como atividade adicional, opcional, participar do Festival do Cordeiro Pesado, promovido anualmente pela Cooperativa de Produtores de Cordeiro Pesado, em Sarandi del Yi.

De cunho social, econômico e promocional, o evento reúne produtores e convidados consumidores, com a realização de vários torneios demonstrativos das habilidades dos tosquiadores e manejadores de ovinos e parrilleros de carne de Cordeiro Pesado, leilões antecipados de cortes de carne ovina, e festival gastronômico.

Maiores informações pelo e-mail: gepoc.contato@gmail.com .

Confira a programação

Programação preliminar VI Missão Brasil – Uruguay Ovinos 09 a 13 de novembro de 2015

Primeiro dia 09/11 – segunda feira – O primeiro encontro será no aeroporto de Guarulho (SP) para embarque TAM vôo JJ 8046 às 9 horas com chegada prevista em Montevideo as 11h45. As 12h30 embarque em micro ônibus para traslado até o hotel Crystal Palace. As 14 horas encontro no saguão do hotel Crystal Palace, para irmos a restaurante para apresentação dos participantes, da programação e da equipe técnica, distribuição de material de apoio e almoço gastronômico com carne de bovino da raça angus. Jantar e noite livres.

Segundo dia 10/11 – terça–feira – Tema do dia: Mecanismos de conectividade Estado-pesquisa – fomento – setor produtivo – indústria – consumidor na cadeia produtiva de ovinos de corte/lã no Uruguai. Às 7h30, traslado Hotel ao “Centro de Investigación y Experimentacion Dr. Allejandro Gallinal” do Secretariado Uruguayo de la Lana/Instituto Nacional de la Carne (SUL/INAC), situado em Cerro Colorado, a 180 km de Montevidéu, para palestra de técnicos do SUL/INAC, de 10h30 às 12h30 descrição da ovinocultura de corte no Uruguai e o papel e importância do SUL/INAC/Cooperativa Central Lanera, na cadeia produtiva de carne ovina uruguaia. Almoço com parrilla de carne ovina da raça corriedale tipo Cordeiro Pesado SUL com identificação de cortes sugeridos.

Às 13h30 Palestra de técnicos do SUL sobre o “Programa Cordeiro Pesado Sul” seguida de visita monitorada à Estação de Produção, apresentada por técnicos do SUL, para conhecer o rebanho tipo carne, classificação de escore de carcaças Cordeiro Pesado SUL, trabalho dos cães pastores na lida com o rebanho ovino e bovino, as pastagens, técnicas econômicas de manejo. Às 17 horas regresso a Montevidéu, chegada ao hotel 19h30. Jantar e noite livres.

Terceiro dia 11/11 – quarta feira – Tema do dia – Produção leiteira com rebanhos tipo corte como complementação da renda – Após o café da manhã às 8 horas, traslado do Hotel para a estação experimental do Instituto Nacional de Investigación Agropecuária (INIA), situado em Canelones a 30 km de Montevidéu para, das 9 horas às 12 horas, palestra de técnicos do INIA, sobre o trabalho da instituição com cães maremanos e a raça Frisona Milchschaf para a produção de cordeiros e leite em modelos de produção por pequenos agricultores de base familiar e comerciais e visita à estação experimental para conhecer os padrões da raça, o sistema de produção a campo e os cruzamentos com outras raças.

Almoço no INIA. Após almoço as 13h30, traslado para visita a Estação de Produção de Leite e Queijo de Ovelhas da Faculdade de Veterinária do Uruguay. Apresentação do impacto positivo do produto adicional leite, no faturamento carne/lã/leite e na cria de cordeiros corte seguida da apresentação do sistema leiteiro experimental no rebanho de aptidão corte, leite e lã, para pequena e média escala. Visita ao sistema de ordenha e laticínio para pequenos produtores, com apresentação e degustação dos queijos curados produzidos com leite de ovelha. Às 18 horas regresso ao hotel Crystal, chegada prevista para 19 horas. Jantar e noite livres.

Quarto dia 12/11 – quinta feira – Tema do dia Integração pecuária e agricultura – Às 8 horas, traslado do hotel até Colônia del Sacramento, a 180 km de Montevidéu. Visita monitorada à Estância ovina com 50 anos de produção agrosilvipastoril, com cães pastores e mecanização, com economicidade, em rebanho com 2 mil ovelhas. Almoço gastronômico com cortes de carne ovina e bovina, e em seguida, caminhada pela antiga, aconchegante e linda cidade de Colônia, com artesanatos de derivados ovinos. Às 17 horas regresso ao hotel em Montevidéu. Jantar e noite livres.

Quinto dia 13/11 – sexta feira – Às 7h30 traslado até o Aeroporto Carrasco para embarque TAM voo JJ8039 / JJ3547 às 9h52 com chegada prevista em São Paulo para 16h35.

Programação preliminar Festival do Cordeiro Pesado 12 a 15 de novembro 2015

Primeiro dia 12/11 – quinta feira – Embarque no aeroporto de Guarulhos/SP TAM vôo JJ8046 às 9 horas com chegada prevista em Montevideo aeroporto Carrasco as 11h45 onde será o primeiro encontro. Às 12h30 embarque em micro ônibus para traslado até o hotel Crystal Palace. Às 14 horas encontro no saguão do hotel Crystal Palace, para ir ao restaurante para apresentação dos participantes, da programação e da equipe técnica, distribuição de material de apoio e almoço gastronômico com carne de bovino da raça angus. Jantar e noite livres.

Segundo dia 13/11 – sexta feira – Tema do dia – Sistema cooperativo uruguaio e Programa Cordeiro Pesado – Após o café da manhã 8 horas, traslado do Hotel em Montevideo para Sarandi del Yi, cidade sede da CAL – Cooperativa Agrária El Fogón, que organiza anualmente há 13 anos, o Festival do Cordeiro Pesado. Durante o percurso no ônibus haverá a apresentação dos participantes, da programação e da equipe técnica, distribuição de material de apoio e conhecer a história e importância da marca Cordeiro Pesado uruguaio.

Às 11h30 chegada no hotel que nos hospedará, seguido de almoço gastronômico de confraternização e de aprendizado sobre as delícias que podem ser feitas com a carne e os miúdos de cordeiro. Após almoço traslado ate a Cooperativa CAL para palestra sobre o sistema cooperativo uruguaio e trabalho da CAL em benefício de seus cooperados, que tem por objetivos a promoção do consumo, ampliação do conhecimento, confraternização e socialização entre os diversos atores da cadeia produtiva da carne ovina uruguaia.

Às 15h30, traslado até propriedade rural familiar, com rebanho ovino de 1,5 mil ventres e cães de trabalho, produtora de Cordeiro Pesado em alta densidade. Às 18 horas retorno ao hotel em Sarandi. Jantar e noite livres.

Terceiro dia 14/11 – sábado – Tema do dia – Festival do Cordeiro Pesado – Durante dois dias, o tema central na cidade é o Cordeiro Pesado. Assistiremos a torneios de tosquia, apresentação de cães pastores, petiscos regionais e culinária ovina no fogo de chão, palestras e mesas redondas dos criadores locais com a cooperativa.

Quarto dia 15/11 – domingo – Tema do dia – despedida do Festival do Cordeiro Pesado e retorno a Montevideo – As 8:00 h café da manhã gastronômico no hotel com entrega dos certificados. Às 10 horas embarque no micro-ônibus para traslado até o Aeroporto Carrasco para embarque TAM no voo JJ 8041 às 18h40 com chegada em São Paulo prevista para 21h15.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

//]]>