Família Suffolk mostra sua força na Expointer 2013

confr24Este ano, a raça Suffolk, por meio da ABCOS, inovou na Expointer. Os dois dias de julgamento da raça foram transmitidos, ao vivo, pelo site MF Rural, o que totalizou aproximadamente 24 horas de transmissão. O Leilão Elite Suffolk, que movimentou mais de R$ 150 mil, também foi transmitido, ao vivo, pelo site MF Rural. Uma atitude de união durante o leilão foi a doação de coberturas para ABCOS, dadas pelos compradores do Grande Campeão, os criadores João Sidney e o Ivan Marquetto.

A Fazenda Descanso, do criador e proprietário, João Augusto Botelho do Nascimento, conquistou o tradicional prêmio Destaques Correio do Povo Expointer 2013, na categoria Ovinos Carne. “O João Augusto está de parabéns. Esse prêmio é um reconhecimento da raça Suffolk, que é a melhor raça para a produção de carne e isso pôde ser visto por todos que estavam em Esteio este ano”, destacou o presidente da ABCOS, Bruno Garcia Moreira.

Neste ano, a ABCOS modificou o método de julgamento e colocou o “Julgamento Pontuado”, que utiliza múltiplos jurados e tem o objetivo de aumentar a precisão dos resultados e diminuir os erros. Outra novidade foi a vinda, por convite, do criador de Suffolk na Inglaterra, presidente da Suffolk Sheep Society e juiz da raça Suffolk no Reino Unido, Michael Weaver, um juiz inglês, para que pudesse contar sua experiência e julgar, da melhor forma possível, os animais brasileiros.

Weaver, Clairton Emerin Marques e do Giancarlo Antoni, que foram os juízes da Expointer deste ano, ressaltaram a qualidade dos animais expostos. “Eu teria, facilmente, qualquer um dos animais expostos, eles apresentam excelente qualidade genética e tendem a se tornar ótimos produtores de carne”, afirmou o inglês.

“A Expointer foi de grande sucesso para a raça Suffolk. Foi possível observar a boa aceitação de criadores em adquirir animais, seja para produzir reprodutores ou para usar em rebanho comercial. Isso mostra que a raça está no caminho certo, usando animais de diferentes linhagens e obtendo o “Suffolk Brasileiro”: animais precoces e com boa estrutura carniceira. Portanto, com um bom trabalho dos criadores aliado ao empenho e à dedicação do nosso presidente Bruno, a raça só tem a crescer cada vez mais e a Expointer já mostrou isso”, ressaltou o criador Lucas Balinhas, que participou da feira.

“Apesar de todas as adversidades climáticas nesta edição da Expointer, voltei para casa com a sensação de dever cumprido e muito agradecido pela ajuda que recebi de todos os amigos e criadores da raça Suffolk. Ainda temos um caminho a percorrer, mas acredito que estamos na trilha certa, para que o Suffolk volte a ser a principal raça de ovinos do Brasil. O Suffolk é o rei da produção de carne e todo ser humano precisa consumir proteína de qualidade”, finalizou Garcia Moreira.

Confira todas as fotos da ABCOS na Expointer 2013. Clique aqui.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

//]]>