EUA querem retomar exportações de carne de cordeiro ao Japão

usajapanA Associação Americana da Indústria Ovina, a American Lamb Board, a Federação de Exportações de Carnes dos Estados Unidos e as companhias, Mountain States Rosen Company e Superior Farms, se uniram para emitir uma carta ao secretário americano de Agricultura Tom Vilsack, para que ele ajude a retomar as exportações de carne de cordeiro ao Japão. Há 10 anos os Estados Unidos não vendem esse tipo de carne ao país asiático.

A proibição se deu por causa do primeiro caso de encefalopatia espongiforme bovina (EEB) foi detectado em um rebanho bovino americano. O governo japonês explicou sua decisão de bloquear as importações de carne de cordeiro com base na Lei de Sanidade de Alimentos do Japão, que proíbe as importações de produtos de ruminantes de um país que teve casos de encefalopatia espongiforme transmissível, incluindo EEB em bovinos.

No final de 2011, o governo do Japão iniciou uma avaliação científica dos riscos de saúde pública e animal associados com a expansão do acesso a esse mercado para as importações de carne bovina dos Estados Unidos. O Japão concluiu sua avaliação de riscos e abriu seu mercado à carne bovina americana em 1 de fevereiro desse ano.

Na ocasião, o governo japonês concordou em seguir um processo similar para resolver suas restrições às importações de vários outros produtos de origem animal, incluindo carne de cordeiro. Contudo, o governo japonês ainda não decidiu se irá receber carne de cordeiro americana.

A indústria de carne de cordeiro dos Estados Unidos identificou a retomada do acesso ao mercado japonês como uma de suas três prioridades de acesso a mercados. Como o Japão não tem indústria doméstica de carne de cordeiro, os Estados Unidos competiriam somente com o produto importado de outros países.

O Japão estava entre os cinco principais mercados para carne de cordeiro dos Estados Unidos antes desse fechamento. Se os Estados Unidos puderem capturar 10% de participação de mercado no Japão, estima-se que as exportações poderiam facilmente alcançar US$ 13 milhões.

Com informações do portal Sheep USA.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

//]]>