Entrevistamos Vinicio Salles Bastos, um dos organizadores da Fenovinos

100_15089
A Fenovinos já está presente no cenário da ovinocultura brasileira. A edição deste ano acontecerá entre os dias 15 e 18 de maio. O Núcleo de Criadores de Ovinos de Júlio de Castilhos, cidade onde será realizado o jubileu de prata da feira é uma das entidades organizadoras. Dessa forma, entrevistamos o presidente do NCOJC, Vinício Salles Bastos.

ABCOS – Qual o objetivo da Fenovinos?
Vinício Salles Bastos – A XXV Fenovinos – Feira Nacional Rotativa de Ovinos – tem como principal objetivo fomentar o desenvolvimento da ovinocultura para o crescimento regional através da oferta de reprodutores e matrizes de raças que podem proporcionar mais uma alternativa de renda para tornar a atividade sustentável aos produtores rurais.

Além disso, criar uma oportunidade de negócio e despertar o interesse de novos investidores na produção de carne e lã, com isso, gerando empregos diretos e indiretos e significativo aumento da arrecadação de tributos no município e região.

ABCOS – Qual a sua função na organização da Fenovinos?
Vinício – Atualmente como presidente do Núcleo de Criadores de Ovinos de Júlio de Castilhos faço parte da comissão organizadora geral do evento.

ABCOS – Por que a Fenovinos é importante para os criadores de ovinos?
Vinício – Além do aspecto festivo, a Fenovinos visa o intercâmbio de conhecimentos e experiências entre os criadores, técnicos e todos os integrantes dos seguimentos da cadeia produtiva.

Também visa orientar futuros profissionais que estarão atuando no setor. Outro aspecto importantíssimo é a oportunidade que o criador tem de poder mostrar e comercializar seu produto numa feira de nível nacional.

ABCOS – Por que é tão importante que a Fenovinos seja realizada em Júlio de Castilhos?
Vinício – Atualmente, a carne ovina está muito valorizada com mercado ascendente e a lã com boas perspectivas, por estas razões temos condições para alavancar a ovinocultura em nossa região. Neste sentido, podemos produzir genética e carne de cordeiro com qualidade, exclusivamente a pasto, pois após a colheita da cultura da soja que soma quase 80 mil em nosso município, a área de pastagem cultivada no inverno com aveia e azevém é abundante.

Além disso, por estarmos em uma região onde a agricultura tem força máxima, não falta sub-produtos para suplementação dos animais nas épocas de entressafra.

ABCOS – Porque os criadores de Suffolk devem participar da Fenovinos?
Vinício – É uma oportunidade ímpar para fomentar a raça no interior do estado do Rio Grande do Sul e para o resto do país, fora do palco da maior feira que é a Expointer. A oportunidade é muito boa para os reprodutores, uma vez que a época do ano é excelente para comercialização de ventres.

Existe uma diversidade muito grande de raças aqui no Sul, laneiras, mistas e tipo carne, portanto vejo o Suffolk como uma raça carniceira moderna e ideal pelo tipo de animal que temos e que cruza muito bem com qualquer outra, quem busca produzir cordeiros é indispensável o uso de reprodutores Suffolk. Temos que fazer com que estes animais de cabanha cheguem até os rebanhos comerciais para produzir cordeiros de melhor qualidade.

ABCOS – Porque a Fenovinos é diferente das outras feiras?
Vinício – Por ser uma feira itinerante, ela pode oportunizar aos criadores e seguidores da cadeia o fomento e o desenvolvimento da ovinocultura em qualquer região do país.

Vale destacar que é uma feira de outono ideal para comercialização de ventres como borregas ou ovelhas já prenhas que irão para recria ou criar seu cordeiro respectivamente, na pastagem de inverno e ficarão prontos logo na primavera, gerando assim um retorno rápido ao investidor.

ABCOS – Quantas inscrições são esperadas para a feira deste ano?
Vinício – Estamos esperando em torno de 600 a 800 animais entre os de galpão e rústicos controlados pela ARCO, que concorrerão a prêmio, além de animais de rebanho geral que é difícil ter uma previsão, mas terá um número expressivo com certeza, estes somente para venda.

ABCOS – Quais as novidades para a feira deste ano?
Vinício – Estamos tentando resgatar o real objetivo da Fenovinos que é focar na comercialização de fêmeas puras e comerciais.

ABCOS – Até que data é possível fazer a inscrição?
Vinício – As inscrições estarão abertas diretamente no site da ARCO no período de 1º a 26 de Abril de 2013.

ABCOS – Você gostaria de destacar alguma coisa?
Vinício – O Município de Júlio de Castilhos através do NCOJC, Sindicato Rural, Prefeitura Municipal, ARCO e Sistema Farsul, está empenhado para acolher a todos os que participarem e prestigiarem esta grande feira através de seus organizadores. Gostaria de reforçar o convite a todos os criadores independente da raça, mas principalmente os da raça Suffolk e também os mais diversos setores envolvidos na ovinocultura.

Obrigado a ABCOS pela oportunidade e esperamos vocês na XXV Fenovinos de 15 à 18 de Maio de 2013 no Parque de Exposições Miguel Waihrich Filho nas dependências do Sindicato Rural em Júlio de Castilhos – RS – Brasil.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

//]]>