Entidades criam Rede de Inovação da Ovinocultura

RSIntituicoesCriamRedeInovacaoOvinocultura17Em janeiro deste ano, diferentes instituições iniciaram a formação da Rede de Inovação na Ovinocultura, em reunião realizada na sede da Associação Brasileira de Criadores de Ovinos (Arco), em Bagé (RS). O objetivo com a criação da rede é unir esforços de entidades públicas e privadas, visando a implementação de ações para o desenvolvimento da atividade e para o apoio à organização da cadeia produtiva da ovinocultura no Rio Grande do Sul.

De acordo com o pesquisador da Embrapa Pecuária Sul Marcos Borba, a criação da rede visa mobilizar os agentes diretamente envolvidos com a ovinocultura para desenvolver ações coordenadas e cooperadas em prol da atividade. “Queremos reunir forças e competências dessas instituições e dos produtores para definir um plano de desenvolvimento da ovinocultura que seja implementado de forma conjunta, com ações que levem a uma maior organização da cadeia”, ressaltou o pesquisador.

A formação da rede é também uma ação do projeto Ovinosul, liderado pela Embrapa Pecuária Sul e que também objetiva a organização da cadeia produtiva. Ainda nessa primeira reunião foi apresentado um diagnóstico do setor elaborado por diferentes instituições no último ano. Desse diagnóstico foram levantadas 12 linhas gerais de ação que visam o desenvolvimento da atividade, visando eliminar os gargalos em todos os elos da cadeia.

Entre as linhas de ação que estão sendo propostas está um programa de capacitação técnica de produtores de ovinos, uma maior aproximação entre os elos da cadeia, ações do estado como maior fiscalização, a promoção da carne ovina, o apoio a associação de produtores, entre outros. Esse documento será entregue a Câmara Setorial de Proteína Animal, órgão vinculado ao governo do estado, para subsidiar políticas públicas para o setor.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

//]]>