Embrapa lança livro sobre ovinos na América Latina

embrapacaprinoseovinosComo parte das comemorações referentes aos 40 anos da Embrapa em 2013, a Embrapa Caprinos e Ovinos lançou o livro “La Producción de Rumiantes Menores em las Zonas Áridas de Latinoamerica”, durante o 8º Congresso Nordestino de Produção Animal (CNPA). A obra registra os resultados do projeto de pesquisa realizado por mais de 20 pesquisadores de instituições do Brasil, México, Argentina e Venezuela, no período de 2004 a 2007, com objetivo de fortalecer os agricultores familiares criadores de caprinos e ovinos na América Latina.

De acordo com a pesquisadora Ana Clara Cavalcante, uma das autoras e que apresentou o livro durante o CNPA, os principais impactos do projeto foram o desenvolvimento de sistemas inovadores de produção com a ativa participação dos agricultores e a indução de políticas públicas para inserção dos agricultores em mercados formais. O projeto foi apoiado pelo Centro Internacional para Pesquisa Agrícola em Áreas Secas (Icarda) e financiado pelo Fundo Internacional de Desenvolvimento Agrícola (FIDA).

O livro é dividido em sete seções que abordam a problemática da produção de ruminantes nas zonas áridas da America Latina; o contexto da produção: vegetação nativa, tipos de sistemas de produção e mercados; experiências com pesquisa participativa e sinergia com projetos de desenvolvimento; fortalecimento da base forrageira: manejo de pasto nativo, plantas forrageiras convencionais e não convencionais; sistemas de alimentação e estratégias nutricionais; experiências em melhoramento genético animal e marco institucional e ações de desenvolvimento.

O pedido de algumas edições para os criadores da ABCOS já foi feito a Embrapa. Em breve, mais informações sobre como vocês terão os seus exemplares.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

//]]>