Editorial: Suffolk é o destaque deste 2014

curso_suffolk_071O Suffolk é, sem dúvida, a melhora raça para a produção de carne ovina. Isso é indiscutível. Contudo, este ano foi muito especial para a raça e para a ABCOS. Em 2014 conseguimos, com muito esforço, realizar, em maio, o 1º Curso de Atualização de Jurados da Raça Suffolk. Entre tantas importantes conquistas essa, talvez, tenha sido a mais emblemática de todas.

No curso pudemos escolher, definitivamente, qual o biotipo do Suffolk no Brasil, que é um animal compacto, mais baixo e com muita massa muscular, principalmente na parte posterior (pernil), anterior (paleta) e superior (lombo), que são os cortes de carneiro mais apreciados pelo mercado e que o Suffolk consegue atender com sabor e maciez inigualável.

O Suffolk já vinha passando por muitas transformações, mas já era chegada a hora de definirmos o melhor para a raça, que deve delinear o futuro da raça nos próximos anos, sempre pensado em atender o mercado e desenvolver uma produção cada vez mais sustentável para o criador. Há conceitos que precisaram ser revistos e como toda mudança são difíceis de serem aceitos por todos. Porém, acredito que chegamos ao melhor consenso para um animal competitivo para a produção de carne.

julgamentosuffolkexpointer201444O curso de jurados também definiu os responsáveis pelo Colegiado de Jurados. Eles já puderam ser acionados durante a Expointer deste ano, onde tivemos a presença de nove criadores, somando 64 animais de excelente qualidade. Em Esteio, portanto, aconteceu a primeira exposição após o curso que definiu o biotipo do Suffolk brasileiro.

Acredito que o resultado tenha alcançado as expectativas de todos. Não é a toa, que tivemos o acompanhamento de mais de 2 mil internautas, durante a transmissão ao vivo e movimentamos mais de R$ 80 mil no leilão.

O curso recebeu a presença de um criador uruguaio, o Pio Segredo, que pode nos trazer referências do país vizinho, além de possibilitar o intercâmbio entre os criadores. O associado, Lucas Balinhas, por exemplo, foi convidado para ser jurado da tradicional Exposición Internacional de Ganadería y Muestra Agro Industrial y Comercial (Expo Prado), em Montevidéu, Uruguai.

É importante ressaltar a importância do diretor técnico da ABCOS, Gustavo Martins Ferreira, para o desenvolvimento do curso. A equipe da ASPACO, Melissa da Fonseca Oliveira e Márcio Armando Gomes de Oliveira que deram todo o suporte para que o curso pudesse acontecer. Também ao associado, João Augusto Botelho do Nascimento, que abriu as portas da Fazenda Descanso, para que curso fosse realizado.

foto61Em São Paulo, o Suffolk também foi destaque no Campeonato Cordeiro Paulista 2014 (CCP). Eu conquistei o prêmio de Grande Campeão e venci a etapa de avaliação de carcaças com 91,8 pontos. O associado da ABCOS, Arnaldo dos Santos Vieira Filho, conquistou o Terceiro Melhor lote. O Dindo também venceu a 1ª etapa, onde obteve a média de ganho de peso diário de 457g/dia. O CCP é um bom índice de avaliação, uma vez que compara os cordeiros de diversas raças que se inscreveram.

Por fim, fui reeleito presidente da ABCOS e estarei no cargo até agostos de 2016. O objetivo permanece o mesmo: reforçar ainda mais a qualidade genética dos animais da raça, como já vem sendo feito na importação de sêmen inglês. É preciso trabalhar forte na consolidação desse novo Suffolk brasileiro, bem como fazer novos cursos de atualização da raça e a formação de novos membros para o Colegiado de Jurados.

Somos apaixonados pela raça Suffolk e tenho a certeza que em 2015 vamos trabalhar duro para que ela se torne cada vez mais forte. O mercado brasileiro carece de carne de cordeiro e o Suffolk tem todas as condições de atender essa demanda com qualidade superior às outras raças, o que gerará a sustentabilidade da nossa atividade.

Bruno Garcia Moreira
Presidente da ASPACO.

1 Comentário

  1. Bom dia , tenho uma propriedade com 10 alqueires de pasto e estou fazendo um plano de negocio para a cria de ovinos ,
    gostaria de saber se a raça Sulffolk se adaptaria bem na minha região ?
    e também como faço pra comprar machos e fêmeas registradas ?

    grato fico no aguardo .

    Miguel

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

//]]>