Criadores devem ter cuidado com os ovinos durante o inverno gaúcho

SSNZO inverno chegou e as baixas temperaturas do Rio Grande do Sul podem prejudicar a saúde dos animais. De acordo com o veterinário, Wilson Dornelles, entrevistado pelo Globo Rural, o frio em excesso pode provocar prejuízos na criação. Dessa forma, alguns cuidados devem ser tomados para evitar, inclusive, a morte das ovelhas.

Alguns produtores protegem as mangueiras, para evitar a geada nos cordeiros recém-nascidos. A alimentação recebe um reforço nutricional, além do pasto. Os cuidados com a aparência também são redobrados, o casco em excesso é retirado para que os ovinos não se machuquem. Já a lã, que parecia uma vantagem no frio, pode ser um problema para as ovelhas, por isso, alguns produtores optam por esquilar os animais.

De acordo com dados da Secretaria de Agricultura do Rio Grande so Sul, o Estado possui aproximadamente 4 milhões de ovinos. A ovinocultura é atividade de significativa importância socioeconômica e cultural no Estado, mas o rebanho gaúcho já foi muito maior, tendo superado a marca de 13 milhões de cabeças na década de 1980. Atualmente, o setor voltou a crescer, motivado pela demanda de carne.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

//]]>