Criadores de Suffolk tem boas perspectivas para a EXPOINTER 2015

julgamentosuffolkexpointer20142O Suffolk será a segunda raça com o maior número de ovinos durante a EXPOINTER 2015, a raça cresceu 37% em relação ao ano passado. Somente os números já mostram as boas perspectivas para o Suffolk, mas os criadores também estão convictos de que o novo padrão racial atrairá diversos investidores, o que tornará a raça ainda mais forte. Além dos julgamentos, o ponto alto da exposição será o leilão do Suffolk, que acontecerá no dia 1º de setembro, às 19h30 e deve superar as vendas do ano passado.

Campeão nos últimos anos, o criador Joao Augusto Botelho do Nascimento, acredita que este ano será o momento de abrir novos mercados. “A EXPOINTER é a mostra do trabalho de um ano ou vários anos em um único momento, sem segundas chances, momento em que não pode haver erros, ponto máximo de um trabalho. Acredito que sentiremos os reflexos da crise econômica que afeta nosso País, mas poderemos sair fortificados com bons negócios e atraindo novos investidores para a ovinocultura. Vejo a raça Suffolk com um novo padrão racial estabelecido, o que está possibilitando abrir novos mercados nas regiões centro-oeste e nordeste, além de resgatar antigos mercados, outrora perdidos nas regiões sul e sudeste”, destaca.

Pela primeira vez como expositor, o criador Rafael Jorge, salienta a importância da EXPOINTER para ovinocultura como um todo, mas sobre tudo para a raça e para as cabanhas. “A raça Suffolk esta em plena ascensão. A EXPOINTER por si só já é um evento consagrado e tradicional, não só para nossa raça, mais para a ovinocultura nacional. Já estive presente em duas edições como visitante, este ano será o primeiro como expositor. As expectativas são as melhores possíveis, a EXPOINTER tem boa visibilidade e isso é importante para o Suffolk e para minha cabanha”, afirma.

Se para o Rafael é a primeira vez, o criador Elvio Flores frequenta a EXPOINTER há 23 anos e viu o Suffolk representado de diferentes formas. “Os anos passam e as raças se adaptam. O Suffolk, por exemplo, que na década de 1990 sofreu uma forte influência do ‘tipo’ americano, que não de adaptou não se adaptou as nossas condições. A introdução dos animais da Nova Zelândia tornou os animais mais compactos, carniceiros, mais prolíferos e mais rústicos. Por fim, nos últimos três anos, começaram a chegar os animais oriundos de importações de sêmen de carneiros Ingleses e isso reforçou os tipos compactos, animais grandes produtores de carne e que por certo trarão outra fase de sucesso para a raça no Brasil. Nesta EXPOINTER, teremos o segundo maior número de animais, o que mostra uma procura pelos nossos reprodutores e o interesse pela raça. Portanto, creio que teremos uma feira de sucesso e uma grande festa como sempre foi”, avalia.

O criador Eurídes Carneiro de Matos, acredita no desenvolvimento da raça com o passar dos anos. “A exposição de Esteio é uma das maiores da América do Sul e os animais que lá vão são escolhidos a dedo. Tenho certeza que veremos bons animais, porque os criadores estão investindo em inseminação. Acredito que teremos um ótimo leilão, o do ano passado foi, mas a tendência é que ele melhore a cada ano”, afirma.

Por sua vez, o criador Lucas Balinhas, prevê o Suffolk muito forte dentro das pistas de julgamento, como também no leilão. Segundo ele, o crescimento da raça atrairá investidores por reprodutores e matrizes da raça. “A EXPOINTER 2015 será mais uma grande feira para a raça Suffolk. Isso é devido ao grande crescimento da raça. A expectativa é de que as vendas superem o ano passado, que já foram boas. Tenho certeza que teremos excelentes animais em pista, selecionados dos melhores criatórios brasileiros”, projeta.

Suffolk na EXPOINTER 2015
A Expointer 2015, que está 38ª edição, acontecerá entre os dias 29 de agosto e 06 de setembro, no Parque de Exposições Assis Brasil em Esteio (RS). O Suffolk contará com 101 animais. Confira a programação.

30 de agosto: Julgamento das fêmeas
31 de agosto: Julgamento dos machos
1º de setembro: Leilão na Pista C.
02 de setembro: Reunião da ABCOS e confraternização

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

//]]>