Criador do mês – Lucas Balinhas Farias

Começamos o ano de 2018, entrevistando um dos criadores de Suffolk mais jovens do Brasil: Lucas Balinhas Farias. Nascido em Pelotas, o Médico veterinário tem excelente conhecimento técnico sobre ovinos e principalmente sobre a raça Suffolk. O criador tem uma visão moderna sobre a raça e projeto bons negócios para o futuro. Leia!

Nome: Lucas Balinhas Farias
Idade: 28 anos
Local de nascimento: Pelotas-RS
Local onde vive: Pinheiro Machado-RS
Formação: Médico Veterinário

Quais raças cria?
Suffolk e Merino Australiano.

Quais são as principais características que você destaca no Suffolk?
A raça Suffolk têm inúmeras qualidades, dentre elas o excelente ganho de peso, sendo muitos anos a raça campeã do campeonato Cordeiro Paulista, destacando essa qualidade, a qual tem uma grande influência nos ganhos econômicos dos produtores. Além de serem animais precoces, rústicos, de um ótimo temperamento e com uma conformação carniceira excepcional.

Na sua opinião, quais raças formam o melhor cruzamento com o Suffolk?
Já vendi reprodutores para diversos criadores, esses produtores já usaram em várias raças como Crioula, Santa Inês, Merino Australiano, Ideal, Corriedade e Texel e todos ficam muito satisfeitos com a produção e com o resultado econômico que o Suffolk traz. Sendo assim, fica difícil especificar as melhores raças para o cruzamento, pensando em produzir cordeiros pesados e precoces o SUFFOLK é a melhor opção.

Quais as perspectivas para o Suffolk nos próximos anos?
As perspectivas são ótimas, visto a demanda do mercado brasileiro por carne ovina de qualidade, e a raça Suffolk tem muito a crescer e somar a ovinocultura brasileira.

O que pode ser aprimorado no desenvolvimento do Suffolk?
A associação vem desenvolvendo um excelente trabalho ao longo dos anos, buscando que seus produtores produzam animais precoces, rústicos, com boa conformação carniceira e ganho de peso. Acho que temos que dar continuidade a esse trabalho, assim cada vez mais vamos ganhar espaço na ovinocultura brasileira.

Qual importância das feiras e seus julgamentos para o Suffolk?
As feiras têm grande importância, pois são através delas que muitos criadores têm a oportunidade de conhecerem a raça e de adquirirem animais, principalmente reprodutores que venham agregar em seus rebanhos. Os julgamentos são importantes, pois, são os norteadores da raça, principalmente o que ocorre na Expointer e nas Exposições Nacionais.

O que a ABCOS pode fazer para contribuir ainda mais para o fortalecimento do Suffolk?
A ABCOS tem contribuído muito para o crescimento do Suffolk, desempenhando muito bem a sua função que é fomentar a raça, aproximar criadores e organizar eventos, principalmente exposições.

Como você vê a atual situação da ovinocultura no Brasil?
Com um grande potencial, mas é necessário um maior profissionalismo no setor.

O que é preciso para que a carne de cordeiro ganhe uma fatia maior no mercado de carnes?
É preciso uma maior padronização e constância na oferta de cordeiros de qualidade.

Estamos em um ano da Nacional do Suffolk. Qual importância de uma Nacional e qual a sua expectativa?
A expectativa de uma grande feira, com excelentes animais, que com certeza vão somar em qualquer propriedade que vier a adquirir.

O que você gostaria de acrescentar?
Quem quiser iniciar ou já está produzindo cordeiros, se ainda não usa, experimente a raça SUFFOLK, tenho certeza que vai ficar satisfeito, faça uma experiência: adquira um reprodutor, na hora da venda realize a pesagem separada e veja o excelente resultado. Um grande abraço a todos!

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

//]]>