ASPACO e ACCOMIG realizam missão técnica no Uruguai

uruguai11A Associação Paulista dos Criadores de Ovivos (ASPACO) e a Associação dos Criadores de Caprinos e Ovinos do Estado de Minas Gerais (ACCOMIG) realizam, por meio do Grupo de Extensão da Pesquisa em Ovinos e Caprinos (GEPOC), a 5ª Edição da Missão Brasil-Uruguay, que acontecerá entre os dias 18 e 23 de novembro deste ano. A visita será monitorada por técnicos especialistas brasileiros e uruguaios, com o objetivo da troca de experiência entre os criadores.

A missão será composta por um grupo de no mínimo 12 e no máximo 20 participantes, todos técnicos, gestores e formadores de opinião brasileiros, acompanhados pelos presidentes das associações e sob a coordenação operacional da médica veterinária extensionista, Heloisa Magalhães, Coordenadora da Divisão de Extensão Rural do GEPOC.

De acordo com especialistas, a ovinocultura uruguaia se organizou nos últimos 20 anos e se tornou a mais bem estruturado da América do Sul. Focada na produção de carne o “Cordeiro Pesado” é um produto tipo exportação, de alta qualidade, que deve atender a requisitos de idade, peso, condição corporal e lã e pode ser produzido com qualquer raça ovina em pastagens melhoradas.

O grupo terá a oportunidade de conhecer com profundidade o sistema de produção no Uruguai, vinculado ao Programa Cordeiro Pesado, como modelo para melhorar a competitividade brasileira no segmento da carne ovina e caprina. Adicionalmente, um sistema associado de produção de leite com rebanho ovino corte. O grande objetivo será aprender com os uruguaios, o que não estamos conseguindo no Brasil, qualidade, volume, regularidade de oferta e preço e, especialmente, a eficiência na organização da cadeia produtiva.

A programação será focada em apresentar aspectos relevantes nos sistemas de produção e projetos vinculados ao Instituto Nacional da Carne e Secretariado Uruguaio da Lã (INAC/SUL). Nas visitas aos mais diversos sistemas de produção, os participantes poderão vivenciar no campo, a forma de sucesso de organização da produção uruguaia tanto na escala familiar, quanto na escala industrial de cordeiros.

A intenção é visitar os distintos elos da organizada cadeia produtiva da carne ovina no Uruguai. Palestras e mesas de debate compõem a apresentação e interação entre os participantes brasileiros e a equipe técnica uruguaia. Ao final, os participantes receberão o certificado de participação e elaborarão um documento final de consolidação das sugestões iniciais para da construção de projetos pilotos brasileiros adequando-se as informações recebidas e exemplos vivenciados durante a Missão Técnica.

Programação

18 de novembro
– Embarque TAM às 9h25 em Guarulhos/SP, com destino a Montevidéu, chegada prevista 12h. Traslado ao Hotel Crystal Palace.
– Às 14 horas Almoço seguido de apresentação dos participantes, da programação e da equipe técnica, distribuição de material técnico de apoio.

19 de novembro – Tema do dia: Sistemas leiteiros em rebanhos ovinos de corte e lã como renda adicional e como melhoria zootécnica de cordeiros para corte.
– Na sala de conferencias do hotel Crystal, 8 horas às 11 horas – Apresentação dos programas uruguaios de fomento a ovinocultura para pequenos produtores – Fundo Rotatório INTA e Sociedade Frisona de Uruguay. Apresentação do impacto positivo do produto adicional leite, no faturamento carne/lã/leite e na cria de cordeiros corte.
– Após almoço às 13 horas, traslado para visita a Estação de Produção de Leite e Queijo de Ovelhas da Facultad de Veterinária do Uruguay, com palestra seguida da apresentação do sistema leiteiro experimental no rebanho de aptidão corte/leite/lã, para pequena e média escala.
– Visita ao sistema de ordenha e laticínio para pequenos produtores, com apresentação e degustação dos queijos curados produzidos com leite de ovelha. Regresso ao hotel em Montevidéu.

20 de novembro – Tema do dia: Mecanismos de conectividade Estado-pesquisa – fomento – setor produtivo (via associações, cooperativas de primeiro e segundo graus) – indústria – consumidor na cadeia produtiva de ovinos de corte/lã no Uruguai.
-Às 7h30, traslado Hotel ao “Centro de Investigación y Experimentacion Dr. Allejandro Gallinal” do Secretariado Uruguayo de la Lana/Instituto Nacional de la Carne (SUL/INAC), situado em Cerro Colorado, a 180 km de Montevidéu, para palestra de técnicos do SUL/INAC, de 10h30 às 12h30 descrição da ovinocultura de corte no Uruguai e o papel e importância do SUL/INAC na cadeia produtiva de carne ovina uruguaia.
– Almoço com parrilla de carne ovina da raça corriedale tipo Cordeiro Pesado SUL com identificação de cortes sugeridos.
– Às 13h30 Palestra de técnicos do SUL sobre o “PROGRAMA CORDEIRO PESADO SUL” seguida de visita monitorada à Estação de Produção, apresentada por técnicos do SUL, para conhecer o rebanho tipo carne, classificação de escore e carcaças Cordeiro Pesado, trabalho a campo dos cães pastores na lida com o rebanho ovino e bovino, as pastagens, técnicas econômicas de manejo. Regresso ao hotel.

21 de novembro – Tema do dia: Relação comercial produtores de Cordeiro Pesado SUL e indústria
– Às 8 horas traslado Hotel até o Departamento de San José, a 100 km de Montevidéu, ao Frigorífico Marfrig para palestra e visita monitorada à planta frigorífica, com detalhamento de requisitos internacionais de bem estar animal.
– Após almoço, visita monitorada a produtor de cordeiros que faz parte do Programa Cordeiro Pesado, com produção intensiva em pasto irrigado. Regresso a Montevideo.

22 de novembro – Tema do dia: Cinquenta anos de produção agrosilvipastoril com economicidade, respeito ao meio ambiente e social. 8h, traslado hotel até Colônia del Sacramento, a 180 km de Montevidéu.
– Visita monitorada à Estância ovina com 50 anos de produção agrosilvipastoril, com cães pastores e mecanização, com economicidade, em rebanho de 2000 ovelhas.
– Após o almoço 14 horas às 17 horas – Mesa de debates e resumo do conteúdo apresentado durante toda a Missão Técnica e propostas iniciais de modelos semelhantes. Entrega dos certificados. Regresso ao hotel em Montevidéu.

23 de novembro
– Às 10 horas traslado até o Aeroporto Carrasco, embarque TAM voo JJ8047
– Às 13h25 com destino a Guarulhos/SP chegada prevista em São Paulo no horário de 15h50.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

//]]>