ARCO assina convênio com a Seapa/RS

Suffolk122O presidente da Associação Brasileira de Criadores de Ovinos (Arco), Paulo Afonso Schwab e o secretário de Agricultura, Pecuária e Agronegócio Rio Grande do Sul, Luiz Fernando Mainardi, assinaram convênios referentes aos projetos apresentados pela Câmara Setorial de Ovinocultura e aprovados pelo Conselho Deliberativo do Fundovinos. A cerimônia aconteceu na última quinta-feira (4), em Lavras do Sul (RS), durante a realização do 5º Seminário Pampa e Gado.

“Com a união entre governo, entidades, produtores e a iniciativa privada estamos implementando um conjunto potente de ações que devolverão a ovinocultura ao ciclo de desenvolvimento que experimentou anos atrás e em breve chegaremos aos cinco milhões de cabeças”, afirmou Mainardi.

A Arco receberá, por meio dos convênios, um repasse no valor de R$ 1.132 milhão oriundos do Fundovinos destinados para 5 projetos que fazem parte do Programa de Desenvolvimento da Ovinocultura Gaúcha. Veja:

Cordeiro Gaúcho: Estimular o associativismo para organizar a cadeia produtiva, visando agregar maior valor à carne ovina através do aumento da eficiência dos sistemas de produção e estratégias de comercialização baseada na integração e diferenciação do produto, que será certificado.

Merino Fino: Organizar a integração dos agentes da cadeia, do produtor à indústria, para o desenvolvimento de métodos que resultem na produção de lã acima da qualidade oferecida atualmente, visando melhorar a remuneração do produtor.

Melhoramento Genético das raças produtoras de lã e mistas: Desenvolver ações para melhorar o padrão da lã produzida no Estado, oportunizando que a venda volte a ser de acordo com a finura do produto e outros atributos e não pela raça, gerando mais renda ao produtor.

Melhoramento genético dos reprodutores das raças de lã: Buscar a exatidão de finura nos reprodutores, conforme o stand de cada raça, proporcionando ferramenta para o melhoramento genético, além de desenvolver estratégica de comercialização baseada nos dados objetivos dos reprodutores e do rebanho.

Projeto Esquila Tally HI: Introduzir este método de esquila que proporciona a valorização da lã ao possibilitar a retirada de velos inteiros. Prevê o treinamento de 350 esquiladores.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

//]]>