Araçatuba recebe Exposição Nacional de Ovinos Suffolk

NacionalA 9ª edição da Exposição Nacional de Ovinos Suffolk acontecerá entre os dias 11 e 17 de julho, sendo os dias 15 e 16 o julgamento dos grandes campeonatos. O evento é realizado pela Associação Brasileira de Criadores de Ovinos Suffolk (ABCOS) e irá reunir centenas de animais da raça Suffolk, de dezenas de criadores de vários Estados brasileiros, durante a 19ª Exposição de Ovinos de Araçatuba (SP).

“A região de Araçatuba é o maior reduto de criadores de Suffolk fora do Rio Grande do Sul. Além de estar próximo dos Estados de Mato Grosso e Mato Grosso do Sul, que também reúnem criadores e admiradores do Suffolk. Portanto, a realização da Nacional do Suffolk durante a Expovinos é uma forma de facilitar a participação de todos esses interessados. A Nacional também receberá criadores gaúchos, catarinenses e paranaenses”, afirma o presidente da ABCOS, Bruno Garcia Moreira.

“A Nacional do Suffolk na Expovinos vem coroar a região de Araçatuba como o maior berço da raça fora do Rio Grande do Sul. Desde os primórdios da atividade na região o ‘cara preta’ foi e é o carneiro mais utilizado pelos tradicionais pecuaristas, que por aqui adquirem e levam para suas fazendas ao longo do ‘Brasil Central’, para serem utilizados nos rebanhos gerais, além de concentrarmos um grande número de criadores expoentes da raça”, afirma o coordenador da Expovinos e criador de Suffolk, Arnaldo dos Santos Vieira Filho.

“Após alguns anos sem uma Nacional escolhemos o melhor lugar para essa retomada, essa cidade que há muitos anos respira Suffolk que é Araçatuba. Acho que teremos o melhor evento de Suffolk desta década, pois após muitos investimentos por parte dos criadores, estamos com ótimos animais do novo padrão racial do Suffolk brasileiro, que já está bem estabelecido e com a raça em expansão. Esse último ano vendemos muitos carneiros e ventres. Não sobrou nada na cabanhas em todo o País. Faltaram reprodutores Suffolk e acredito que esse cenário se repetirá na temporada 2016/2017, que abrirá justamente com a Nacional do Suffolk”, afirma o criador gaúcho João Augusto Botelho do Nascimento.

De acordo com o diretor técnico da ABCOS, Gustavo Martins Ferreira, o Suffolk tem um caminho bastante promissor. “No Brasil, o Suffolk é uma raça que está passando por uma evolução genética muito boa, principalmente com a introdução da genética de linhagem inglesa, que proporcionará aos criadores ainda um animal ainda melhor para a produção de carne. De modo geral, já podemos observar animais mais próximos do chão com um bom equilíbrio entre as partes do corpo mostrando funcionalidade. Ainda há algumas questões a serem ajustadas, mas não tenho dúvida de que os criadores estão no caminho certo”, define o zootecnista.

Um ponto muito aguardado pelos criadores é o Leilão Elite Suffolk da Nacional, que está agendado para o dia 16 de junho, a partir das 14h30, logo após o termino dos julgamentos. “A ABCOS facilitou a importação de sêmen de animais ingleses nos últimos anos e estamos num processo de melhoramento genético. Logo, o criador de Suffolk precisa acompanhar essa evolução da raça. Na ocasião, estarão à disposição dos criadores, sejam eles de genética ou de rebanhos comercias, animais de altíssima qualidade, com facilidade de pagamento”, afirma Garcia Moreira.

Outro destaque da Nacional do Suffolk será a presença do criador e jurado inglês para a raça Suffolk, Michael Weaver, que conduzirá todos os julgamentos do evento. “A minha expectativa é muito boa. Espero ver carneiros de muito boa qualidade. O Suffolk é essencialmente uma raça de carne, por isso vou estar à procura de uma boa carcaça, sem excesso de gordura”, salienta Weaver.

Os eventos acontecerão no Recinto de Exposições “Clibas de Almeida Prado”, em Araçatuba. A Nacional do Suffolk conta com o apoio do Sindicato Rural da Alta Noroeste (SIRAN) e da Associação Paulista de Criadores de Ovinos (ASPACO). Mais informações podem ser encontradas pelo site da ABCOS: abcos.com.br ou pela página no Facebook: facebook.com/abcosuffolk.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

//]]>