Aplicativo gratuito mostra situação da propriedade rural diante do Código Florestal

appcodflorestalO Instituto de Manejo e Certificação Florestal e Agrícola (Imaflora) e o Instituto de Pesquisas e Estudos Florestais (Ipef) desenvolveram um aplicativo para celulares e tablets voltado ao produtor rural que deseja verificar a situação de seu imóvel rural diante do Código Florestal. O aplicativo também está disponível nos sites da BVRio e na BVTrade, a plataforma de negociação da BVRio.

Introduzindo informações como localização, área total da fazenda, data de desmatamento e áreas com florestas, é possível ter informações sobre a situação do imóvel: se há excedente ou falta de floresta, seja em áreas de preservação permanente (APP) ou reserva legal. O proprietário é informado de quanto é necessário restaurar ou compensar para se adequar à legislação.

Dependendo da situação do empreendimento, o aplicativo informa a quantidade de floresta excedente que pode ser oferecida para a compensação de outras fazendas com falta de vegetação nativa. Tais negociações para compensação ambiental podem ser realizadas por meio da plataforma BVTrade.

O aplicativo inclui as particularidades da Lei Florestal para cada bioma, tamanho de imóvel rural e data de desmatamento, considerando as situações em que as APPs podem ser contabilizadas como reserva legal, entre outras funções. Ele está disponível gratuitamente nas lojas da Apple e Android e na versão web, para computadores com acesso internet.

“Este aplicativo é uma contribuição importante do Imaflora para facilitar o cumprimento da Lei Florestal. É um primeiro passo para que produtores rurais possam entender se têm excedente ou déficit de reserva legal, e logo, se podem vender ou precisam compra Cotas de Reserva Ambiental (CRAs) para regularização ambiental”, afirma o presidente executivo da BVRio, Pedro Moura Costa.

O aplicativo traz ainda a íntegra do “Guia para a aplicação da nova lei florestal em propriedades rurais”. O documento explica os conceitos da lei embutidos no aplicativo e que permitem ao produtor entender o passo a passo para o cumprimento do Código Florestal. Em cerca de seis meses, o guia teve mais de 300 mil acessos.

A bolsa de valores ambientais BVRio é uma instituição formada para promover o uso de mecanismos de mercado e facilitar o cumprimento de leis ambientais brasileiras. Através da sua plataforma BVTrade, a BVRio apoia o desenvolvimento de mercados ambientais em todo o Brasil.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

//]]>