Analistas do CEPEA reúnem-se-se com ovinocultores na ARCO

cepeaarcoNa última semana, as analistas de mercado do Centro de Estudos Avançados em Economia Aplicada (CEPEA-USP), Gabriela Garcia Ribeiro e Graziela Nunes Correr, estiveram em Bagé (RS), para uma reunião com a ARCO. O encontro teve como objetivo debater e obter informações sobre a estrutura e os custos de produção de ovinos no estado.

O CEPEA desenvolve um trabalho que é referência na bovinocultura de corte, mas na ovinocultura, estes encontros são um primeiro passo, disse Graziela. Depois do Rio Grande do Sul, haverá um mesmo encontro no Ceará.

A demanda deste levantamento surgiu a partir do AgriBenchmark (fórum internacional sobre custos de produção na agropecuária), onde o CEPEA participa com os dados da bovinocultura e outros países apresentam trabalhos voltados à ovinocultura.

“Sabemos que no Brasil existe esta produção e que tem potencial, e que existe um mercado que se profissionaliza cada vez mais, por isso é importante que o CEPEA também esteja atualizado sobre o mercado e os custos da ovinocultura”, afirmou Graziela.

Ainda, segundo a analista, esta parceria entre entidades ligadas a ovinocultura e produtores é muito importante para se obter a lisura nas informações. No encontro foi preenchida uma planilha com a estrutura de custos dos ovinocultores para estimar os resultados da atividade na região.

O CEPEA
O Centro de Estudos Avançados em Economia Aplicada (CEPEA) é um órgão é vinculado a Escola Superior de Agricultura “Luiz de Queiroz”, campus da USP de Piracicaba (SP). O Centro desenvolve pesquisas sobre aspectos econômicos e financeiros de 27 cadeias produtivas do agronegócio brasileiro e internacional.

Os custos de produção e gestão dos negócios são captados por pesquisadores do CEPEA a partir de uma planilha projetada para um grupo de produtores e técnicos locais. Essa metodologia é aplicada pelo Centro desde 2000 e proporciona o cálculo dos custos de produção de diversos produtos em dezenas de regiões de norte a sul do Brasil.

Com informações e foto da ARCO.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

//]]>