ABCOS planeja curso de julgamento da raça Suffolk para este ano

xcOs criadores e interessados pela raça Suffolk já acompanham, há algum tempo, a necessidade de critérios mais rígidos para o julgamento da raça. Nesse sentido, a ABCOS está organizando o 1º Curso de Exterior e Julgamento da Raça Suffolk. Os responsáveis pelo treinamento são o zootecnista e diretor técnico da ABCOS, Gustavo Martins Ferreira e o zootecnista e inspetor técnico da ARCO, Márcio Armando Gomes de Oliveira. O curso é focado para criadores, médicos veterinários, agrônomos e zootecnistas e tem o objetivo de padronizar os julgamentos da raça Suffolk no Brasil.

“Em virtude de uma certa variedade de tipos na raça Suffolk pela importação de linhagens dentro da raça vindas de várias localidades, o curso pretende padronizar as avaliações em pista de julgamento e padronizar um tipo que seja o mais indicado para selecionar o Suffolk no Brasil. Outro objetivo será a formação do quadro de jurados da raça Suffolk da ABCOS”, revelou o representante da ARCO.

De acordo com o diretor técnico da ABCOS, a 1ª edição do curso deve acontecer no Rio Grande do Sul e a segunda em São Paulo. “A Copa do Mundo, que será realizada no Brasil, complicou muito as questões de data, local e custos, uma vez que tudo ainda está por ser definido. Portanto ainda não conseguimos definir essas questões, mas essas informações serão divulgadas em breve”, afirmou Ferreira.

O inspetor técnico da ARCO ressalta a importância desse tipo de curso. “Outras associações já organizaram este tipo de curso com ótimos resultados. Temos observado nitidamente nas pistas de julgamento um critério mais uniforme de avaliação fenotípica, principalmente quando os trabalhos são realizados por 2 ou 3 jurados. Outro grande resultado destes cursos é a possibilidade que os criadores têm de entender a metodologia do julgamento comparativo e poder melhorar o processo de seleção em seu plantel”, disse Gomes de Oliveira.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

//]]>